quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Pequeno volume de patentes é tema de debate

.
O grupo Sygma e a Clarke, Modet, empresa espanhola com mais de 125 anos de experiência em propriedade intelectual, realizam, no próximo dia 13, um workshop sobre propriedade intelectual e gestão da inovação.

O evento, que será realizado nas instalações do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), vai reunir as principais empresas de base tecnológica do Vale do Paraíba. A região, de acordo com o diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Clarke Modet, Sérgio Mattar, apesar de ter um alto índice de desenvolvimento tecnológico, apresenta um volume baixo de registro de patentes, tendo em vista o caráter sigiloso dos projetos de defesa que envolve a maioria das empresas instaladas no polo aeroespacial de São José dos Campos.

"Existe um mercado interessante de propriedade intelectual nessa região, mas que precisa ser orientado e preparado sobre a importância estratégica da proteção do conhecimento no processo da gestão da inovação", disse. Segundo Mattar, as novas oportunidades de negócios que estão surgindo para as empresas de base tecnológica com projetos como o Trem de Alta Velocidade (TAV) e o Pré-Sal, vão exigir uma mudança cultural que passa pela proteção do conhecimento, através da patente.
Valor 12.8.10

Um comentário:

  1. Olá! Gostei muito do seu blog! Sou mestrando em Adminsitração na UFPR e gostaria de saber se o sr. possui algum material mais específico sobre fontes de financiamento privadas para a inovação no Brasil. Se tiver algum material ou artigo que possa dividir, adoraria poder vê-lo. Meu email é hey.mr.cj@gmail.com. Obrigado, Cley.

    ResponderExcluir