sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O abridor de saches

Leopoldo Almeida, inventor do Khort: abridor de sachês criado pelo carioca vende 40 mil unidades por mês no Brasil e começa carreira internacional

O carioca Leopoldo Almeida inventou o abridor de sachês em 2007. Teve a ideia quando o garçom de uma lanchonete fez a gentileza de abrir com uma tesoura os saquinhos de ketchup que acompanhavam seu hambúrguer. Em 2009, depois de uma peregrinação por lanchonetes do Rio - da qual veio a confirmação de que ele não era o único a considerar a tarefa de abrir um saquinho de molho um exercício de paciência e um teste de vigor dentário - e pela fábrica da Bom Sabor, que produz 150 milhões de sachês de 8 gramas por mês, batizou a criação de "Khort" e se lançou no mercado. Em janeiro de 2010, vendeu duas mil unidades do produto. Em junho, eleita a melhor invenção das Américas na Inpex, a maior feira de inovações dos EUA, foram 18 mil; em setembro, 100 mil. Neste ano, a empresa tem distribuído 40 mil abridores por mês no Brasil (vendidos ao consumidor final por um preço médio de R$ 5,50) e começa sua carreira internacional. A projeção de faturamento para 2011 é de R$ 2,4 milhões, 60% a mais do que no ano anterior. Almeida fala dos últimos meses entre gargalhadas ritmadas, longas. Pede desculpas por estar sendo "despojado demais" durante a entrevista e diz que, quando inventou o produto, estava desempregado. Pediu dinheiro emprestado à irmã para pagar a pesquisa de mercado, leu toda a legislação sobre patente porque não podia gastar com advogado, arrendou 50% do negócio para a fábrica em Duque de Caxias que produz o abridor para ter capital inicial. "Fiz o primeiro protótipo com canaleta para fio e uma lâmina de barbear", conta.

Era uma vez I Em fevereiro de 2010, Almeida fez a patente internacional do Khort. Investiu R$ 150 mil para começar a produzir nos Estados Unidos, em uma planta terceirizada em Ohio. Sua versão americana, o Slip'n Cut, vendeu 8 mil unidades até dezembro de 2010. À procura de um sócio lá fora, ele acredita que o mercado americano tem um grande potencial para o seu produto, especialmente para uso doméstico. "Lá existe uma variedade maior de produtos em sachê, de molho para saladas a iogurtes em bastão". Neste mês, o Slip'n Cut entra na programação da DRTV (espécie de Polishop) em quatro Estados. "É aquele tipo clássico de propaganda de produto desses canais, em que sempre tem um 'but wait!' no meio do filme", brinca. Almeida tem um pedido de 50 mil peças da Índia e, até dezembro, começa a distribuir também para Canadá e México. O próximo passo, afirma, é entrar no mercado europeu.
Valor 28.10.2011

2 comentários:

  1. Comi em uma pizzaria que tinha um khort, achei genial. Adorei conhecer a história.

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  2. quero comprar o produto, mas preciso saber o valor do frete e do produto exato?
    PARA A CIDADE DE SÃO JOÃO DEL REI.
    MG.
    FAVOR ACUSAR RECEBIMENTO

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