quarta-feira, 10 de março de 2010

Sebrae quer multiplicar quantidade de pequenos negócios inovadores

Até 2012, o Sebrae pretende aumentar em 30 mil o número de empresas inovadoras no Brasil. É o dobro do que existe hoje, considerando os últimos dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (Pintec), de 2005.

Trata-se de um trabalho de formiga, diante do universo de 6 milhões de micro e pequenas empresas formais em atuação. O orçamento do sistema Sebrae para 2010 é de R$ 350 milhões, informa Edson Fermann, gerente da unidade de acesso à inovação e tecnologia da entidade.

Fermann avalia que as iniciativas em relação à inovação no Brasil ainda são muito tímidas. "O tema é algo muito ligado à indústria, mas o potencial das áreas de serviços e comércio é muito grande", diz.

Nesses dois setores, o foco da inovação está voltado sobretudo para marketing e processos organizacionais. Fermann afirma que as micro e pequenas empresas enfrentam dois grandes obstáculos. O primeiro deles é a falta de informação e a dificuldade de entender o jargão técnico. O segundo é o valor dos financiamentos, tanto do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como da Finep. "Os valores mínimos, na casa de R$ 1 milhão, são muito altos. O micro e pequeno empresário não precisa mais do que R$ 100 mil para fazer muita coisa", diz.

O Sebrae elegeu o tema inovação como sua prioridade estratégica para o período de 2009 a 2015. As ações nesse sentido seguem uma solução integrada que abrange quatro etapas: sensibilização, capacitação, consultoria e recursos adicionais.

Em 2009, foram realizados 200 workshops em todo o Brasil, especialmente fora das capitais. Os eventos reuniram quase 20 mil participantes. Para apoiar o trabalho, o Sebrae elaborou uma cartilha na forma de história em quadrinhos. Um total de 115 mil exemplares foi distribuído diretamente a empresas escolhidas da carteira da instituição.

Outra iniciativa foi a criação de um portal na internet contendo informações sobre inovação para os pequenos negócios. Também foram produzidos programas rádio e TV e um curso presencial de capacitação de 15 horas. O plano é capacitar 5 mil MPEs em 2010. Na área de consultoria, o Sebrae criou a figura do agente local de inovação. O grupo de 540 consultores ajuda os pequenos empresários a responder os editais de chamada para financiamento. "O objetivo é melhorar a formulação dos pedidos e ampliar a quantidade de projetos aprovados", diz.
(EPA)Valor 10.03.10

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