quarta-feira, 2 de março de 2011

Tecnologia aproxima UFMG das empresas

.
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) reforça a orientação de sua pesquisa tecnológica para o mercado. Dados preliminares mostram que a instituição já se equipara à Unicamp em registro anual de patentes no Brasil.
"Já somos os maiores no âmbito das universidades federais e ficamos em 2009 com o maior número de patentes registradas por universidades brasileiras no exterior"
, diz seu reitor, Clélio Campolina.

O caminho entre a universidade e o meio empresarial ficará mais curto este ano, quando a UFMG inaugurar seu parque tecnológico, um espaço para que 15 empresas desenvolvam projetos de tecnologia. Já está definida a instalação de um centro de pesquisa em minério da Usiminas e de um núcleo de desenvolvimento para aparelhos cardiovasculares da canadense Saint Jude Medical Brasil.

Um exemplo da aplicação comercial das pesquisas na universidade é a tecnologia de autoria da UFMG sobre amortecimento de calçados, aplicada a um modelo de tênis produzido pela Cromic, de Nova Serrana (MG). "Está se tornando o nosso principal produto", afirma o dono da Cromic, Júnior César da Silva.
Valor 02.03.11

Nenhum comentário:

Postar um comentário