segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Inovar é preciso mas receber apoio é imprescindível

O movimento pró-inovação aplicado ao chão de fábrica fará a grande diferença. A maioria dos executivos ainda continua associando inovação a invenção. Se nao for radical nao é inovação mas "simples melhoria" - ao observar o exemplo do Japao, China, India, Korea, entre outros, percebemos o quanto esta visão é miope e o quanto prejudica o espirito inovador nas empresas.

Há muitos anos atrás eu já observava o seguinte comportamento em uma grande empresa multinacional: o plano de sugestoes oficial oferecia premiação em dinheiro aos empregados e isso era sem duvida um grande estímulo. Pilhas de sugestões chegavam às mesas dos engenheiros, tecnicos e outros, e o que faziam? viam nas sugestoes "CRÍTICAS" ao seu trabalho. Talvez nem fosse consciente mas a conduta era mais ou menos assim: - Tenho que derrubar cada sugestao; provar que está errada, que nao funciona, pois do contrario a gerencia poderá dizer: - era tão óbvio que um operário pode ver e sugerir e voce, do alto de seus diplomas nao viu!

Comportamento anti-inovador motivado pela insegurança.

Atualmente, em outro nível observo a seguinte conduta de executivos diante de ações claramente invadoras no chão de fábrica: -Esta empresa tem "OBRIGAÇÃO" de ser constantemente inovadora, se nao sai do mercado. É verdade. Tem que ser inovadora, mas poderia não ser e mais tarde talvez sair mesmo do mercado. Isso nao deve ser justificativa para nao apoiar esta empresa que inova. Ela deve receber apoio financeiro e técnico dos orgãos de fomento para continuar sendo inovadora, correndo riscos de mercado, agregando valor aos seus produtos, gerando empregos e riqueza para toda a comunidade.

Temos um longo caminho pela frente.

Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário