terça-feira, 17 de novembro de 2009

Programa de inovação entre Brasil e França 10/11/2009


Projetos deverão contemplar desenvolvimento de produtos inovadores que atendam necessidade imediata do mercado. Inscrições vão até 15 de janeiro de 2010

Estão abertas as inscrições para o Programa Oseo/Finep, que vai selecionar projetos de inovação desenvolvidos em parceria por empresas brasileiras e francesas. O Acordo de Cooperação Tecnológica, assinado pelos dois países no dia 7 de maio deste ano, prevê que o programa tenha uma duração inicial de cinco anos. O montante de recursos só será definido em 2010, após a seleção das propostas. A Oseo é a agência de inovação da França, equivalente à Finep no Brasil.

Os projetos devem ser complementares e desenvolvidos por uma empresa nacional e uma francesa. As propostas devem ser apresentadas às duas agências - escrita em francês para a Oseo e em português para a Finep. O prazo para inscrição vai até 15 de janeiro de 2010. As propostas deverão ser apresentadas em formulário eletrônico específico que será disponibilizado em breve. O resultado da primeira seleção sai até o dia 5 de março.

Os projetos deverão contemplar o desenvolvimento de produtos inovadores que atendam a uma necessidade imediata do mercado. Centros de pesquisas, universidades e empresas de outros países poderão integrar o projeto na qualidade de participantes, excluída a possibilidade de figurarem como proponentes do projeto.

A Oseo Inovação é a principal fonte de ajuda a pequenas e médias empresas inovadoras na França, tendo apoiado cerca de cinco mil delas em 2008, com aportes de 800 milhões de euros. A França tem hoje mais da metade de seus pesquisadores trabalhando no setor privado - 56% - e, de seus gastos com P&D, 63% são feitos por empresas, que têm fortes incentivos fiscais. O país ocupa hoje o 2º lugar na Europa e o 5º mundial em termos de depósitos de patentes.

(Fonte: Finep - 10/11/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário