terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sebrae assina acordo para integração entre Brasil e Itália 11/11/2009


Para presidente da entidade, acordos possibilitam transferência tecnológica entre os países. Meta é que pequenos negócios no Brasil tenham à disposição ferramentas tecnológicas, diz

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional assinou, nesta terça-feira (10/11), em São Paulo, um acordo de cooperação com a Secretaria-Geral da Presidência da República e um protocolo de intenções com o Ministério do Desenvolvimento Econômico da República Italiana. Os documentos foram assinados durante a abertura do 2º Fórum Econômico Brasil-Itália, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O acordo de cooperação, assinado pelo presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e o ministro da Secretaria-Geral, Luiz Dulci, tem por objetivo contribuir para a criação, desenvolvimento e ampliação das ações, projetos e programas nas regiões italianas da Emilia Romagna, Marche, Toscana e Úmbria.

Desde 2004, o Sebrae e o governo federal vêm desenvolvendo ações de cooperação entre empresas brasileiras e dessas regiões italianas, na transferência de tecnologia, encontros de negócios, entre outros.

Já o protocolo de intenções com o Ministério do Desenvolvimento Italiano terá como foco a promoção e o desenvolvimento de setores considerados de interesse prioritário entre os dois países, como têxtil-vestuário, alimentício, couro e produção de calçados, madeira e produção de móveis, mármores e granitos, componentes eletrônicos e eletrotécnicos, agropecuária, setor sucroalcooleiro, papel-papelão e mineração.

Entre as ações desenvolvidas, o protocolo prevê a troca de informações sobre as melhores práticas em uso nos dois países, referentes à facilitação do desenvolvimento de negócios; à utilização de todas as infra-estruturas, inclusive banco de dados e serviços de comércio eletrônico disponíveis, com finalidade de aumentar as conexões que possam facilitar e acelerar os contatos diretos entre as empresas brasileiras e italianas.

Para o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, os acordos possibilitam ao Sebrae e aos parceiros a transferência de tecnologia entre os dois países no que diz respeito ao desenvolvimento dos pequenos negócios. "Estamos reforçando ações que já estão sendo desenvolvidas. Muito mais do que trazer modelos pré-estabelecidos, queremos que os pequenos negócios no Brasil tenham à disposição ferramentas tecnológicas e informações sobre o comércio europeu".

O protocolo visa também promover a formação de empresas mistas e de eventuais outras formas de colaboração comercial e industrial por meio da organização de missões setoriais de empresários nas regiões que melhor ofereçam oportunidades de crescimento.

Visita ao Brasil

Cerca de 300 empresários italianos estão nesta semana no Brasil para participar de mais de 1.600 encontros de negócios. A missão italiana é liderada pelo ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Claudio Scajola, e o presidente mundial do Instituto Italiano para Comércio Exterior, Umberto Vattani. A delegação traz empresários de diversos setores, com destaque para infra-estrutura, tecnologia, energia e mecânica, visando a parcerias nas áreas contempladas pelo PAC - Programa de Aceleração do Crescimento.

Empresas especializadas em eventos esportivos também participam da missão, entre elas, a Technogym, fabricante de produtos e serviços dirigidos às áreas esportivas e fornecedora oficial dos Jogos Pan-Americanos no Rio (2007), Jogos Olímpicos de Sidney, Pequim e jogos de Singapura em 2010. A empresa busca oportunidades nos próximos dois grandes eventos esportivos que acontecerão no Brasil em 2014 e 2016.


(Fonte: Agência Sebrae de Notícias - 10/11/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário